Como se aposentar bem [guia rápido para iniciantes]

investimentos financeiros
Riscos de mercado: faça investimentos financeiros conscientes
19 de agosto de 2018
investir em ações
Como investir em ações [guia rápido para iniciantes]
20 de agosto de 2018
como se aposentar

Como se aposentar bem [guia rápido para iniciantes]

 

Se você é como a maioria dos brasileiros, também deve se preocupar com o que vai acontecer ao chegar a sua vez de se aposentar. E com razão, pois a tendência é de que a Previdência Social sofra ainda mais alterações no futuro. Neste cenário de incertezas, tornou-se imprescindível que o trabalhador procure por outras fontes de renda: o que deveria servir apenas como complemento passou a ser a principal fonte de renda do aposentado. Como planejar sua aposentadoria em vista disso? Ou melhor ainda, como se aposentar bem?

Confira a seguir algumas dicas para garantir uma aposentadoria tranquila, sem se preocupar com o que o Governo vai fazer, agora ou futuramente.

 

O plano B: o que é Previdência Privada?

 

A Previdência Privada é uma aposentadoria que não está ligada ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), mas é fiscalizada pela Superintendência de Seguros Privados (Susep). Ela é complementar à previdência pública, e tanto a frequência quanto os valores da contribuição são estabelecidos por você. O dinheiro pode ser resgatado ao fim do período contratado através de um saque único, ou mesmo por renda temporária.

A previdência privada é um ótimo sistema de acúmulo de renda. Combinada a estratégias de investimentos, ela pode garantir uma aposentadoria confortável.

 

Elaborando uma estratégia de investimentos

 

Uma vez que você acumulou uma quantia considerável de dinheiro, pode começar a pensar em como investi-la para aumentar a sua renda. Para tanto, é preciso descobrir o seu perfil de investidor: conservador, moderado ou arrojado.

Todos os investidores devem diversificar as suas aplicações de modo a minimizar seus riscos de mercado. Deve-se variar apenas na porcentagem destinada a cada tipo de aplicação. Para investidores conservadores, por exemplo, recomenda-se que uma maior parte do dinheiro reservado para investimentos seja aplicada em títulos de renda fixa, que costumam sofrer uma pequena variação.

Antes de decidir em uma estratégia de acúmulo de renda, porém, deve-se levar em consideração o tempo de investimento disponível. Pessoas mais jovens podem aplicar em investimentos de longo prazo, enquanto mais velhas preferem obter retorno a curto ou médio prazo.

 

Como investir em ações [guia rápido para iniciantes]

 

Para saber quanto poupar por mês, é preciso ter em mente quanto você precisará juntar para garantir uma aposentadoria confortável. Para fazer essa estimativa, estabeleça uma data ideal para se aposentar e tente imaginar como seria seu padrão de vida.

Após definir a sua meta, fica mais fácil calcular quanto será necessário economizar por mês para atingir seus objetivos.

Na hora de fazer uma previsão de retorno para seus investimentos, seja conservador. Assuma um retorno anual de no máximo 5% acima da inflação. É sempre melhor sobrar do que faltar.

Com essas dicas, você poderá garantir uma aposentadoria mais tranquila. A sua maior dificuldade será exatamente o que impede a maioria dos brasileiros de fazer esse tipo de planejamento: no Brasil, não existe uma cultura de poupança. Seja disciplinado e torne a economia uma prioridade! Lembre-se que o seu futuro dependerá dela.

Também é importante rever essa estratégia periodicamente. Caso você não consiga alcançá-la, é melhor mudar sua estratégia de investimento. Se o seu salário aumentar, é possível também economizar um pouco mais. Com atenção e disciplina, você pode garantir uma aposentadoria adequada ao seu padrão de vida.

 

 

Confira nossos conteúdos no portal Endinheirando para mais informações sobre o mercado de ações e investimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *