O que são Bitcoins e como funcionam?

investimentos financeiros
Riscos de mercado: faça investimentos financeiros conscientes
19 de agosto de 2018
o que são bitcoins

O que são Bitcoins e como funcionam?

 

Em 2013, um bitcoin valia cerca de 13 dólares. Já em 2014, ele valia mais de 800 dólares e em 2017, chegou a 17 mil dólares. Você com certeza já ouviu falar do bitcoin, mas sabe o que ele realmente é? Descubra agora mesmo como ele funciona, porquê pessoas ao redor do mundo inteiro estão investindo nele e como começar.

 

O que é o Bitcoin?

 

O Bitcoin é uma moeda de circulação digital descentralizada, que possui muitas vantagens em relação à moeda nacional. Confira algumas delas abaixo:

  • O bitcoin é transferido diretamente de uma pessoa à outra via internet, sem intermédio de terceiros, como acontece em bancos;
  • Pode ser utilizado em qualquer país, independentemente da sua moeda;
  • Uma conta bitcoin não pode ser congelada;
  • E não existem pré-requisitos para abrir uma conta, ou mesmo limites arbitrários.

Com um software completamente livre, o bitcoin oferece uma plataforma alternativa para inovações.

 

Como ele funciona?

 

Você pode trocar suas bitcoins por dólares, reais, ou qualquer outra moeda em corretoras de bitcoin. Até você decidir movimentá-las, suas bitcoins ficam numa carteira digital em seu computador ou dispositivo móvel. Como são aceitas em todo o mundo, você pode comprar qualquer coisas com elas: fazer a transferência de bitcoins é tão simples quanto enviar um e-mail.

A rede do bitcoin é protegida por indivíduos chamados “mineradores”, os quais são recompensados com bitcoins recém-cunhadas por verificarem e auditarem transações na plataforma. Após a auditoria, todas as transações são anotadas num livro-razão público, garantindo a transparência de todas as suas movimentações.

 

Por que investir no Bitcoin?

 

O bitcoin é uma plataforma fácil de instalar, com custos operacionais reduzidos e sem cancelamento de contas. A recente popularização do bitcoin gerou uma grande valorização da criptomoeda e, apesar de ser considerado de alto risco por conta de ser um investimento de renda variável, um investidor mais arrojado pode se beneficiar apostando na moeda digital.

O bitcoin e as criptomoedas em geral são uma alternativa para diversificação de investimento. Por se tratar de uma arquitetura descentralizada, negociar criptomoedas é extremamente seguro.

Da mesma forma que se faz necessário analisar os fundamentos de qualquer outro investimento de renda variável, também deve-se fazê-lo antes de investir em criptomoedas. Entenda os projetos que elas estão financiando, avalie suas aplicabilidades, finalidades e propósitos e, apenas então, invista nelas.

 

 

Confira nossos conteúdos no portal Endinheirando para mais informações sobre o mercado de ações e investimentos.

1 Comentário

  1. Olá, isso é um comentário.
    Para começar a moderar, editar e deletar comentários, visite a tela de Comentários no painel.
    Avatares de comentaristas vêm a partir do Gravatar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *