Roda da Vida: o Segredo para o Equilíbrio

10 dúvidas de gestão financeira pessoal
21 de fevereiro de 2019
Produtividade no trabalho: como potencializar a sua
7 de março de 2019

Roda da Vida: o Segredo para o Equilíbrio

 

Você sabe o que é importante para a sua vida? Uma carreira gratificante? Um relacionamento estável? Um estilo de vida saudável? Esses aspectos sempre vêm à tona quando questionamos uns aos outros sobre nossas metas. Porém, a questão começa a se complicar quando perguntamos o que estamos fazendo para alcançá-las. Você já parou para planejar a sua felicidade? Pode parecer contraintuitivo, mas a Roda da Vida vai ensiná-lo como o planejamento pode te fazer mais feliz.

 

Continue lendo para descobrir como a Roda da Vida contribui para o equilíbrio entre os diferentes aspectos da sua vida…

 

A Roda da Vida como ferramenta de Coaching

 

A Roda da Vida é uma excelente ferramenta a ser utilizada quando a vida se desequilibra.

 

O desequilíbrio pode ter várias causas, mas no geral, as pessoas procuram pela Roda da Vida quando precisam mudar algum aspecto que suas vidas que as deixam insatisfeitas.

 

O seu principal objetivo é mostrar, de maneira clara e organizada, onde se encontram essas insatisfações para que você as elimine, traçando um plano mais eficiente e gratificante para sua vida.

 

Parece interessante? Então vamos dar uma olhada em como ela funciona.

 

Como usar a Roda da Vida

 

O círculo representa a sua vida e os seus pedaços, as diferentes partes dela. A ideia é identificar essas áreas, dimensões e aspectos da sua vida e organizá-las para verificar quão balanceada ela realmente é.

 

Os seus aspectos vão variar de uma pessoa para outra, afinal cada um vive a sua própria vida, com suas diferentes áreas de atuação, papéis e necessidades.

O essencial é identificar o quanto você se dedica a cada uma dessas áreas. Dessa maneira, é possível também identificar quais têm sido negligenciadas, assim como aquelas que não precisam de tanta atenção. Ajustar a sua roda da vida deve ser uma atividade constante para que você sempre a mantenha balanceada.

 

A questão aqui é contribuir para o equilíbrio entre todas as áreas e evitar insatisfações, alcançando metas e propiciando uma vida mais saudável.

 

Qual é o seu propósito?

 

Essa ferramenta costuma ser utilizada em exercícios para traçar metas. O que é preciso mudar na sua vida para que suas metas sejam alcançadas? Quando um aspecto da vida se torna seu foco, os outros são facilmente negligenciados.

 

Através da identificação de seus fortes e fracos, é possível estabelecer um plano de ações para alcançar metas definidas e garantir que, ao fazê-lo, outros aspectos da sua vida não serão afetados negativamente.

 

Portanto, o uso da Roda da Vida possibilita o controle sobre todos os aspectos da sua vida, oferecendo uma visão clara sobre eles.

 

Uma Roda da Vida balanceada garante uma vida mais feliz e bem-sucedida.

 

E aí, o que você está esperando para fazer a sua?

 

 

→ Confira nossos conteúdos no portal Endinheirando para mais informações sobre o mercado de ações e investimentos.

Os comentários estão encerrados.