10 benefícios da educação financeira para sua vida

politica e economia
Para entender de economia precisamos entender de política?
30 de agosto de 2018
A eleição e seus investimentos - Endinheirando
O que os candidatos representam para o mercado
6 de setembro de 2018
educação financeira

10 benefícios da educação financeira para sua vida

Por Luciano Lopes

 

Em uma época de endividamento e altos números de inadimplência dos brasileiros, a preocupação com o futuro pessoal e familiar é grande. Esse não é mais um assunto para investidores, mas para todos aqueles que buscam o equilíbrio financeiro.

 

A importância da educação financeira é um assunto cada vez mais atual e a busca pela educação financeira pode proporcionar benefícios incríveis.

 

Listei 10 benefícios da educação financeira para sua vida e gostaria de compartilhar aqui com você:

 

01. VOCÊ MELHORA A QUALIDADE DO SEU CONSUMO

 

Isso mesmo. Uma pessoa que é educada financeiramente consegue comprar mais, melhor e com menos dinheiro, porque deixa de comprar itens desnecessários, e quando o consumo é necessário, há pesquisa por preços e qualidade dos itens.

 

02. VOCÊ PASSA A DAR MAIS VALOR AO QUE REALMENTE TEM VALOR

 

Quem se educa financeiramente percebe que o dinheiro tem um valor limitado e percebe que as coisas que realmente tem valor não precisam de muito dinheiro, como: um passeio no parque com a família, conversas com amigos, uma noite de sono bem dormida, etc…

 

03. VOCÊ EVOLUI

 

A educação financeira é um processo que envolve varias reflexões e tem como alvo principal a busca pelo conhecimento, ou seja, educado financeiramente você passa a refletir melhor não só sobre sua relação com dinheiro, mas também sobre sua relação com “coisas” e isso trará uma grande evolução na sua vida.

 

04. VOCÊ TERÁ UMA RELAÇÃO FAMILIAR MUITO MAIS HARMÔNICA

 

Com certeza uma pessoa endividada, sem controle financeiro, terá problemas familiares, pois o maior motivo de brigas nas relações familiares é a falta de dinheiro. Ter o controle de suas finanças, ou a educação financeira, trará equilíbrio desde que seja um exercício de todos, claro.

05. VOCÊ EVITARÁ POSSÍVEIS PROBLEMAS DE SAÚDE

 

Viver estressado por causa de dívidas pode causar vários problemas de saúde, como: a redução do apetite sexual, pois o estresse diminui o libido, menstruação desregulada, acne, perda de cabelos, má digestão, depressão, etc. (Dados da ANS). Evitar esses problemas com a educação financeira é um beneficio fundamental para sua vida.

06. VOCÊ VIVE MELHOR O PRESENTE

 

Assim como o aprendizado de um idioma, o aprendizado da educação financeira não ocorre da noite para o dia, num piscar de olhos, pelo contrario, as lições da educação financeira são aprendidas diuturnamente, os resultados acontecem gradualmente e são notórios no dia a dia. Pegar gosto pelo processo de educação financeira e o hábito de ser controlado é importantíssimo para que receba os benefícios.

07. VOCÊ VAI DESEMPENHAR MELHOR SUA PROFISSÃO

 

Estar motivado é fundamental para quem quer ter sucesso em sua carreira, mas como estar motivado com dívidas e descontrole financeiro? Então, educar-se financeiramente vai lhe garantir um melhor desempenho em sua profissão e os benefícios serão gritantes: crescimento profissional, promoções, desenvolvimento de carreira, etc…

08. VOCÊ PASSARÁ A SER REFERENCIA

 

Viver melhor e com menos vai te transformar em referência para sua família e assim você será um grande exemplo de vida positiva, em caso de filhos, “sendo o exemplo” você evitará que eles tenham grandes problemas financeiros futuramente, como os citados nesse artigo, e talvez essa seja a maior herança que possa proporcionar a eles.

09. VOCÊ PLANEJARÁ MELHOR SEU FUTURO

 

Ter metas, objetivos, sonhos e planos faz parte da natureza humana. Educado financeiramente sua visão de futuro ficará muito mais clara. O processo de educação financeira funciona como um verdadeiro incentivo para que você busque concretizar planos para o futuro, consumindo melhor, poderá investir melhor, logo, sobrará mais dinheiro para pensar no seu futuro.

 

10. VOCÊ SERÁ UMA PESSOA MAIS FELIZ E PONTO

 

Estar de bem com a vida, ter mais amigos ou tê-los mais por perto, curtir melhor momentos especiais com a família sem estar preocupado com boletos que estão vencidos, ter a oportunidade de construir um patrimônio ou uma melhor aposentadoria, tudo isso e muito mais te transformará em uma pessoa mais feliz ou mais feliz com a vida que estará construindo para você e sua família.

 

 

Confira nossos conteúdos no portal Endinheirando para mais informações sobre o mercado de ações e investimentos.

Os comentários estão encerrados.